quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A II Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana de Pernambuco realizada, ontem à tarde, pelas ruas do Recife, recebeu elogios da deputada Teresa Leitão (PT)

A II Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana de Pernambuco realizada, ontem à tarde, pelas ruas do Recife, recebeu elogios da deputada Teresa Leitão (PT).

A parlamentar solidarizou-se com a organização do evento e lembrou que, este ano, é comemorado o centenário de Solano Trindade, “o maior poeta negro brasileiro”.

De acordo com Teresa, apesar do sofrimento, o povo negro sempre manteve vivas as raízes. “Mesmo com a abolição da escravatura e a democratização política, o desrespeito ainda se faz presente. A história da população negra, as manifestações artísticas afro-brasileiras e as religiões de matriz africana ainda são inviabilizadas ou tidas como inferiores”, lamentou, destacando a importância da educação no processo de desconstrução do racismo e de combate à intolerância religiosa. “A escola é, por excelência, a instituição responsável pela socialização e transmissão do conhecimento”, argumentou.

Os avanços do movimento no setor da educação também foram ressaltados, entretanto a petista lamentou que a Lei Federal nº 10.639/2003, tratando do ensino da história e cultura afro, ainda encontre resistência entre os professores. “Muitos, inclusive, desconhecem a legislação”, observou. Para a parlamentar, é necessário que os gestores da educação nos níveis municipal, estadual e federal invistam mais na implementação da lei, promovendo a formação continuada dos profissionais da educação, bem como elaborando e distribuindo material didático-pedagógico sobre a história e cultura do povo negro.


Fonte: http://www.alepe.pe.gov.br/?post_type=post&p=143008

Nenhum comentário:

Postar um comentário